Permanentes
Dr. Aluísio Marques da Fonseca
Instituto de Ciências Exatas e da Natureza
Área de Concentração
Produção Sustentável e Diversidade Biológica
Linha de Pesquisa
Compostos bioativos e prospecção de recursos genéticos da fauna e flora
aluisiomf@unilab.edu.br | Lattes
ORCID | SCOPUS
Atualmente é Professor Associado IV e coordena o Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), além de participar do Mestrado em Energias e Ambiente, ambos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Ganhou prêmio de professor pesquisador em 2010 (SBPC-Regional (BA) e de Melhor painel em Ensino de Química em 2015 (SBQ-SP). Foi professor orientador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos (GRHAE) e do Ciências é10! (vigente). Tem 625 citações (Web of Science, Scopus, Scielo, Google Academic) H-9 e RG Score 345.8 do ResearchGate (605 citações), H-16. É líder de grupo de pesquisa intitulado Grupo Interdisciplinar em Química (GIQ) e seus trabalhos atuais são voltados para a Química de Produtos Naturais, Biocatálise, e simulação computacional com foco em docking e dinâmica molecular. Foi vice-secretário da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) Regional (CE) e Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UNILAB.
——————–
Dr. Antônio Roberto Xavier
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Área de Concentração
Ambiente, Território e Desenvolvimento Local
Linha de Pesquisa
Tecnologias sociais, políticas públicas e educação
roberto@unilab.edu.br | Lattes
ORCID | SCOPUS
Pós-doutor e doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Pós-doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós-doutorado (em andamento) Interdisciplinar em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (Sociologia) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduado em Pedagogia pela FAK. Professor permanente, Vice-Coordenador e Coordenador (2021-2023) do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS); Professor permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP); Professor do Curso de Graduação em Serviço Social, do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e do Curso de Graduação em Administração Pública, todos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Atua nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Educação Política, Democracia e Políticas Públicas; 2) Educação Ambiental, Etnociências, Sustentabilidade e Sociobiodiversidade; 3) Culturas, História, Memória e Educação; 4) Metodologia da Escrita e da Pesquisa Científicas. Pesquisa também sobre: Patrimônios e Patrimônio Afro-brasileiro, Cultura Digital, Biografia, Segurança Pública, Violências, Crime Organizado, Direitos Humanos, Sistema Penitenciário, Museologia, Gênero e Diversidades. É Líder do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS/CNPq); Vice-líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará (GEPHEC/CNPq). Membro Efetivo da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP (2021-2023) e Avaliador Permanente (desde 2015…) do Prêmio Fernão Mendes Pinto da Associação das Universidades de Língua Portuguesa- AULP, – Lisboa – Portugal.
——————–
Dr. Lucas Nunes da Luz
Instituto de Desenvolvimento Rural
Área de Concentração
Produção Sustentável e Diversidade Biológica
Linha de Pesquisa
Produção Agropecuária Integrada
lucasluz@unilab.edu.br | Lattes
ORCID | SCOPUS
Doutorado/Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF e Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, respectivamente. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Desenvolve pesquisas com melhoramento genético de milho e amendoim para cultivo de sequeiro no semiárido; Conservação de Recursos Genéticos e Agrobiodiversidade; e Introdução de Cultivos de potencial econômico elevado, em particular, a cultura do mirtilo. Professor efetivo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atuando nas disciplinas de Genética Básica, Melhoramento de Plantas, Biotecnologia Vegetal e Práticas Agrícolas ambas no curso de Agronomia. Atua no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis nas disciplinas de Marcadores Moleculares Aplicados ao Estudo da Biodiversidade, Estudos Avançados em Biotecnologia e Desenvolvimento Sustentável e Seminário em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis. Supervisor de Pesquisador Visitante Edital 10/2023/FUNCAP. Consultor ad hoc da Câmara de Agrobiodiversidade, Agroecologia, Aquacultura e Agricultura Familiar da FUNCAP. Foi coordenador do curso de Agronomia da UNILAB no período entre 2016-2018. Diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) da UNILAB nas gestões 2019-2023 e 2023-2027.
——————–
Dra. Elisangela André da Silva Costa
Instituto de Ciências Exatas e da Natureza
Área de Concentração
Ambiente, Território e Desenvolvimento Local
Linha de Pesquisa
Tecnologias sociais, políticas públicas e educação
elisangelaandre@unilab.edu.br | Lattes
ORCID | SCOPUS
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, onde atua como professora nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN / UNILAB), nas disciplinas de Didática e Práticas Educativas; como professora permanente no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS / UNILAB), como professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (UNILAB/IFCE). Atua, ainda, como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), na linha Formação, Didática e Trabalho Docente. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE). Seus temas de interesse são Formação de Professores, Didática, Estágio Supervisionado, Práticas Educativas, Dialogicidade e Educação de Jovens e Adultos.
——————–
Dr. Jeferson Falcão do Amaral
Instituto de Ciências da Saúde
Área de Concentração
Produção Sustentável e Diversidade Biológica
Linha de Pesquisa
Compostos bioativos e prospecção de recursos genéticos da fauna e flora
jfamaral@unilab.edu.br | Lattes
ORCID | SCOPUS
Professor Adjunto Classe C4 da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000), Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em Farmacologia pela mesma Universidade (2010). Especialista em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior-IES (FAMETRO). Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica (IPOG). Terapeuta Integrativo – Acupuntura auricular, Auriculoterapia, Ventosaterapia Clínica, Massoterapia Clínica, Shiatsu, Reflexologia podal e Quiropraxia Seitai/New Seitai (Harmony Terapias). Formação e Especialização em Acupuntura em andamento (ABA). Especialização em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápicos em andamento (Faculdade Metropolitana). Especialização em Saúde Mental em andamento (FAVENI). Curso de Formação em Psicanálise Clínica em andamento (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica – IBPC). Professor do Curso de Farmácia ICS/UNILAB (Semiologia Farmacêutica, Farmácia Clínica, Estágio em Assistência Farmacêutica, Estágio em Farmácia Clínica, Deontologia e Introdução ao Curso de Farmácia). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família (PPGSF / RENASF / FIOCRUZ). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB). Professor Orientador TCCs da Residência Uni/Multiprofissional da ESP-CE (TEMA: Saúde Mental/Coletiva). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Utilização de Medicamentos (GPUMed – UNILAB). Professor/Orientador da Liga Acadêmica de Farmácia Clínica (LIAFAC/Curso de Farmácia/ICS). Coordenador do Polo EAD de Redenção-CE (IEAD/UNILAB). Farmacêutico Clínico do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS/ICS/UNILAB). Membro da Comissão Técnica Assessora de Educação Farmacêutica (CRF-CE). Membro da Comissão Técnica Assessora de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS (CRF-CE). Membro efetivo da Câmara de Ciências Médicas e da Saúde da FUNCAP. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Gestão da EAD. Tem experiência na área da Saúde (Farmácia Clínica, Assistência Farmacêutica, Terapias Integrativas, Consultório Farmacêutico, Prescrição Farmacêutica e Ensino). Atua como Pesquisador e Extensionista nas seguintes linhas de estudo: Farmácia Clínica; Cuidado Farmacêutico; Saúde Mental e Neuropsicofarmacologia; Uso Racional de Medicamentos/Plantas Medicinais/Fitoterápicos, Terapias Integrativas, Educação/Promoção da Saúde e Assistência Farmacêutica.
——————–
Dra. Geranilde Costa e Silva
Instituto de Humanidade
Área de Concentração
Ambiente, Território e Desenvolvimento Local
Linha de Pesquisa
Tecnologias sociais, políticas públicas e educação
Doutora em Educação. Pedagoga. Docente junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB, em Redenção (CE). Atualmente Coordenadora de Direitos Humanos e Ações Afirmativas – CDHAA, setor da Pró reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE/ Unilab). Professora efetiva no Mestrado Acadêmico em Ensino e Formação Docente e também junto ao Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis – MASTS (Linha Sociobiodiversidade e Sustentabilidade/Integração de Processos Educativos e Práticas Sustentáveis: estratégias para promover consciência ambiental), ambos na UNILAB. Desenvolvo estudos por meio da Pretagogia voltados à Intersecção entre Educação para as relações étnico-raciais e Educação Especial Inclusiva. Membro do Grupo de Pesquisa: ÁFRICA-BRASIL: Produção de conhecimento, Sociedade civil, Desenvolvimento e Cidadania Global, na linha de pesquisa: Educação e Pedagogias das Relações Étnico-Raciais: territórios, religiosidades e intelectualidades. Acadêmica do curso de Direito.
——————–
Dra. Juliana Jales de Hollanda Celestino
Instituto de Ciências da Saúde
Área de Concentração
Produção Sustentável e Diversidade Biológica
Linha de Pesquisa
Compostos bioativos e prospecção de recursos genéticos da fauna e flora
juliana.celestino@unilab.edu.br | Lattes
ORCID | SCOPUS
Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2005), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciências Veterinárias pela UECE. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese – Edição 2011 na área Medicina Veterinária. É atualmente Diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Professora Efetiva no ICS – Curso de Enfermagem e Farmácia e Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). É líder de um grupo de pesquisa da UNILAB intitulado Biotecnologia Aplicada (BIOTA). Faz parte do Grupo de Estudos sobre Zoonoses e Animais (GEZA) da UNILAB. É consultora de periódicos internacionais (Animal Reproduction Science / Reproduction Fertility and Development / Journal of Ovarian Research/ Chronic Diseases and Translational Medicine / Microscopy Research and Technique / Zygote / Domestic Animal Endocrinology / Reproduction in Domestic Animals / Theriogenology / Reproductive Toxicology e Reproductive Sciences) e nacionais (Animal Reproduction e Pesquisa Veterinária Brasileira). Foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq na área do conhecimento Biotecnologia, durante o período de março de 2014 a fevereiro de 2017 e foi Coordenadora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da UNILAB de 2017 a 2020. Tem experiência nas áreas de Biotecnologia e Fisiologia da Reprodução, Histologia, Biologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Foliculogênese (folículos ovarianos pré-antrais), Criopreservação (preservação de material genético), Cultivo celular in vitro testando diferentes substâncias, como por exemplo, hormônios, fatores de crescimento, produtos naturais e plantas medicinais.
——————–
Dra. Livia Paulia Dias Ribeiro
Instituto de Ciências Exatas e da Natureza
Área de Concentração
Produção Sustentável e Diversidade Biológica
Linha de Pesquisa
Compostos bioativos e prospecção de recursos genéticos da fauna e flora
liviapaulia@unilab.edu.br | Lattes
ORCID | SCOPUS
Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2002), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor adjunto a da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Foi diretora do Instituto de Ciências Exatas e Natureza (2015/2019) e foi Coordenadora de Extensão e Assuntos Comunitários (CEAC/PROEX) (2020/2021). É membro pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA) e Líder do Núcleo Avançado de Tecnologias Analíticas (NATA). Tem experiência em Instrumentação Analítica, Polarimetria, Espectroscopia no Infravermelho Próximo (NIRS) e Ensino de Química com contextualização decolonial.
——————–
Dra. Maria Ivanilda de Aguiar
Instituto de Desenvolvimento Rural
Área de Concentração
Ambiente, Território e Desenvolvimento Local
Linha de Pesquisa
Sociobiodiversidade e Sistemas Agrícolas
ivanilda@unilab.edu.br | Lattes
ORCID | SCOPUS
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal do Ceará (2012). Foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui (Campus Corrente), de 2010 a 2014. Atualmente é professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), vinculado ao Intituto de Desenvolvimento Rural e ao Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis. Tem experiência nas áreas de Agronomia, Ecologia e Recursos Naturais, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e Ecologia de Agroecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, agroecologia e sistemas agroflorestais.
——————–
Dr. Marco Aurélio Shiavo Novaes
Instituto de Desenvolvimento Rural
Produção Sustentável e Diversidade Biológica
Produção Agropecuária Integrada
marco.schiavo@unilab.edu.br | Lattes
ORCID | SCOPUS
Possui graduação (2013), mestrado (2015) e doutorado (2019) em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, na qual atuou na área de Zootecnia, com ênfase em Reprodução Animal in vivo, Nutrição e Alimentação de Grandes e Pequenos Ruminantes, Utilização de Coprodutos na Nutrição de Ruminantes, Sistemas Agropastoris e Fisiologia da Produção Animal. Realizou Doutorado-Sanduíche Nacional (SWP/CNPq) e pós-doutorado (Bolsista FUNCAP DCR) na Universidade Estadual do Ceará – UECE, na qual desenvolveu atividade de pesquisa em Reprodução Animal in vitro e in vivo, docência voluntária em Estatística Aplicada para pós-graduação e participação em comissão de seminários e defesas. Ainda, atua como co-orientador de alunos da pós-graduação em Ciências Veterinárias na mesma instituição. Atua como revisor científico de periódicos na área de Reprodução Animal, como Theriogenology e Veterinary Medicine and Science. Foi professor temporário na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) nas disciplinas de Genética, Teoria do Melhoramento Animal, Melhoramento Animal Aplicado e Bovinocultura de Leite. Atualmente, é professor adjunto na área de Biologia Geral e Bioestatística na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
——————–
Dr. Thalles Ribeiro Gomes
Instituto de Desenvolvimento Rural
Produção Sustentável e Diversidade Biológica
Produção Agropecuária Integrada
thalles.gomes@unilab.edu.br | Lattes
ORCID | SCOPUS
Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), na área de Zootecnia de Não-ruminantes e Docente do Programa de Pós-graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis. Pós doutorado pelo Programa Nacional de Pós Doutorado – PNPD na Universidade Federal do Ceará – UFC, com pesquisas nas áreas: Nutrição e Produção de não ruminantes. Doutorado e Mestrado em Zootecnia – UFC, na área de concentração: Produção e Nutrição animal, com ênfase em Avaliação de Alimentos e Sistemas de Alimentação Animal. Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisador colaborador nos Grupos de Pesquisa: Nutrição e Produção de Não Ruminantes – UFC e Ações Adaptativas em Produção Animal no Semiárido – UNILAB. Áreas de atuação: Nutrição e Alimentação Animal, Nutrição e alimentação de Não ruminantes, Produção Animal: Avicultura, Cunicultura e Suinocultura.
Dr. Joel Henrique Cardoso
Área de Concentração
Ambiente, Território e Desenvolvimento Local
Linha de Pesquisa
Sociobiodiversidade e Sistemas Agrícolas
joel.cardoso@embrapa.br | Lattes
ORCID | SCOPUS
Possuo graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Agroecologia, sociologia e desenvolvimento rural pela Universidade de Córdoba. Atualmente sou pesquisador na área de Sistemas de Produção Sustentável (Sistemas Agroflorestais) – Embrapa Agroindústria Tropical. Minha área de atuação é a Sustentabilidade dos Sistemas Agroalimentares, podendo atuar em temas como policultivos, recuperação de áreas degradadas, empreendedorismo sustentável, canais curtos de comercialização, agricultura familiar, valorização dos produtos locais e turismo rural.